domingo, 16 de dezembro de 2007

Alfons Mucha - "Artista/Designer Publicitário" da Arte Nova

Alfons Mucha foi um artista de Leste que reflectiu no seu trabalho todo o lado fantástico e mítico das suas origens. Foi também um dos grandes fazedores de cartazes do final do séc. XIX e inicio do séc. XX, um desenhador exímio que acentuou as características orgânicas da Arte Nova. Dei conta durante algumas conversas com colegas e amigos, que poucos o conhecem ou reconhecem mesmo. Talvez uma passagem de olhos sobre alguns objectos considerados Kitsch, como os espelhos verticais alongados, com temas como as Quarto Estações reavive a memória sobre tal artista.

Sendo grande apreciador de todo o movimento da Arte Nova, tanto na Bélgica, como França, ou Áustria, e seus aspectos, como a fluidez da linha, o decorum, a beleza do corpo feminino imensamente representado, Mucha tornou-se um dos meus artistas de eleição, respectivamente ao período. Daí a minha intenção em fazer passar este ponto de atenção, pois tratando-se da cadeira de Litografia, esta técnica foi bastante utilizada nos seus trabalhos, por se tratarem em grande parte de pinturas e desenhos com fins publicitários, pois havia necessidade de reprodução dos mesmos.

À medida que o meu interesse sobre a Litografia evolui, maior é a apreciação do trabalho de Mucha e vários outros artistas da época, bem como de momentos anteriores e períodos mais modernos ou contemporâneos.

Deixo um dos endereços na Internet como ponto de partida para uma maior exploração sobre o que foi este artista Morávio, e uma das imagens mais representativas de publicidade.




Alphonse Mucha - Job, 1896, litografia a cores,
149.2 x 101 cm, impresso por F. Champenois

Sem comentários: