sábado, 5 de janeiro de 2008

Propósta de trabalho para litografia

Pertendo realizar um trabalho de poesia visual, sobre ecologia, energias renováveis, não renovaveis etc. Pertendo criar uma série de litografias que convidem o espectador a um olhar crítico pelo o desenvovimento económico desde a revolução industrial até hoje. As mudanças climáticas e o aquecimento global conceitos relativamente novos, sugerem mudanças de atitude indiviuais em relação a nossa condição global atual. A corrida as energias renováveis como tentativa de escape a um todo plano económigo energético virado a energias foceis. Que nos viciou e levou-nos para um beco em que só uma mudança de mentalidades poderá quem sabe reverter.
Neste trabalho pertendo utilizar a fotografia de campos de eolicas geradoras de energia e intervir com setas direcionais de forças da natureza. força essa que gera energia eléctrica.
Pertendo utilizar as técnicas litograficas aprendidas nas aulas.

JPMA nº4235

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Uma linha "quebrada"

A imagem que apresento é uma litografia de A.Tàpies de 1959
Presença de uma linha branca, horizontal, quebrada, aparentemente indefinida, separadora de dois mundos.
Imagem retirada do Catálogo da exposição” Antoni Tàpies in Print”, (org.)Wye.Deborah. The Museum of Modern Art, New York, May 6-August 9, 1992

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Proposta de Trabalho

A minha proposta de trabalho para a disciplina de Litografia II tem como tema o Corpo físico.

Um corpo em movimento constante; um movimento representado com força, audácia e sensualidade. ´É um corpo que nasce, que vive e que morre...Conta uma história a partir de movimentos corporais, a partir do seu corpo, da sua expressao corporal.
O objectivo deste meu trabalho é captar esse movimento, demonstrando assim a expressao corporal, e a história que a partir do mesmo é contada.

Este tema deriva de uma influencia de alguns artistas, como, Barbara Morgan; a obra de Rui Chafes e Vera Mantero na Bienal de São Paulo; Trisha Brown, Franscesca Woodman assim como Merce Cunninghm.